6 Dicas de como otimizar o espaço no seu APARTAMENTO.
Não se preocupe, não queremos que você se desfaça da sua mobília e reduza a um colchonete e um micro-ondas, pelo contrário. Vamos te ajudar a ter o ambiente perfeito utilizando bem os espaços.
Por mais minimalista que seja o estilo de vida, sempre acabamos com um monte de pertences a serem armazenados. E por pertences, não queremos dizer só roupas e sapatos, não! Toalhas, produtos de limpeza e utensílios domésticos também precisam de um espacinho. Então, aproveite cada canto.
Sempre tem aquele lugar que não é aproveitado e pode render soluções criativas: armários nas quinas, prateleiras próximas do teto, vão embaixo da escada… O importante é soltar a imaginação e não desperdiçar nada!
Vamos lá?
1 Elimine o que não é mais necessário
Faça uma separação de tudo aquilo que você não usa mas mantém lá guardadinho para o famoso “ vai que um dia…” mas sejamos sinceros, esse dia nunca chega.
Esse “exercício” de desapego já vai liberar um espaço até então desconhecido por você no seu próprio apartamento.
Faça esse exercícios em outros espaços, por exemplo, na cozinha também juntamos aparelhos desnecessários e que ocupam grandes espaços, analise se cada um é realmente útil e descarte o que não tiver mais uso.
2 Otimize os espaços disponíveis geometricamente.
Essa dica pode ser explicada de forma simples: Aproveite o espaço vertical. “Explorar a verticalidade ajudará a encontrar espaço para acomodar e guardar objetos, decorar e até mesmo criar elementos estéticos interessantes no ambiente
Organize suas coisas em recipientes de plástico de forma prática que possa ser guardado na vertical, separe por itens , etiquete de forma visível e tente encaixar naqueles cantos que geralmente sobram.
3 Tenha móveis com mais de uma finalidade e de tamanhos em escala
Além dos móveis que podem servir como guarda-tudo, procure aqueles que têm mais de uma função doméstica, como sofás-cama ou futons. Os móveis também devem ser condicentes com o espaço, então, prefira os que têm dimensões menores, uma boa ideia é ir à lojas de mobília infantil, pois lá as peças possuem tamanho reduzido.
Escolha móveis que são mais altos que largos, também. E não deixe de explorar suas paredes, principalmente, no alto. Para sua TV, um painel acoplado na parede será muito melhor que uma estante, por exemplo. As prateleiras são suas principais companheiras quando se trata de economizar espaço, nelas você pode incluir peças de decoração, livros etc.
4 Transforme objetos úteis em decoração
As peças multiuso se tornaram bastante populares nos últimos tempos e com certeza você já deve ter visto algumas por aí. Além de versáteis, elas não ficam atrás no quesito beleza e são ideais para espaços pequenos.
Mesas laterais que viram mesas de jantar, sofás-cama, estantes divisórias de ambiente e escadas com gaveteiro são alguns exemplos. Vale de tudo para que as peças se transformem de acordo com as necessidades!
Utilize os objetos e pertences necessários à rotina doméstica, como eletrodomésticos e caixas organizadoras, para compor a decoração do ambiente.
5 Use espelhos
Essa é uma das melhores soluções para a otimização de espaços residenciais. Usar espelhos de grandes dimensões em alguns ambientes é uma boa maneira de proporcionar sensação de amplitude.
O ideal é que eles sejam instalados em ambientes nos quais você não fica muito; do contrário, podem promover um certo desconforto. Caso não queira uma parede inteira de espelhos, um grande e apoiado no chão já cumpre bem a função.
6 Aproveite cada canto
A otimização de espaços residenciais pode soar como um monstro de sete cabeças, no começo. Mas seguindo dicas como essas, logo você percebe que a tarefa é bem simples, na verdade.
Gostou desse artigo e quer ficar por dentro de outras dicas de decoração,? Siga nossas páginas e continue acompanhando o blog da Baliza Construtora.
Créditos de imagem: Pinterest
Nenhum comentário: